PDA

View Full Version : Conversa fiada sobre ópera

Luiz Gazzola (Almaviva)
December 31st, 2011, 11:15 AM
Bom, pessoal, tenho visto visitantes nessa área em português mas as pessoas não estão registrando e escrevendo mensagens. Talvez fiquem intimidadas pelos comentários específicos. Portanto, resolvi começar uma área para discussões em geral, tais como breves opiniões sobre uma ópera qualquer, um cantor/cantora, etc., ou qualquer outro assunto relacionado à ópera. Caros visitantes, não se acanhem, a casa é de voces!

Festat
January 3rd, 2012, 07:03 AM
Alguém tem ido às apresentações do Met live in HD? Em São Paulo elas tão acontecendo praticamente só no Kinoplex, queria saber se em outras cidades a oferta de ingressos é maior.

Luiz Gazzola (Almaviva)
January 3rd, 2012, 01:17 PM
Eu fui a uma em Belo Horizonte, no shopping center da Savassi (esqueci o nome) - sala grande, comfortável, e com muitos ingressos disponíveis (comprei na última hora), e também, foi uma apresentação Encore, o que aparentemente não acontece em São Paulo. Vocês precisam apertar esses gerentes de cinema de São Paulo... digam a eles que os mineirinhos estão levando a melhor, hehehe.

Luiz Gazzola (Almaviva)
January 3rd, 2012, 08:33 PM
Eis aqui um excelente cantor brasileiro, que estará no Met em Manon fazendo o papel de Lescaut. Já fez também o Escamillo no Met. Mandei email para a agente dele em São Paulo, pedindo uma entrevista, tomara que ele aceite.

http://pauloszot.com/index2.php

Luiz Gazzola (Almaviva)
January 16th, 2012, 03:15 PM
Eis aqui uma nova ópera por um compositor brasileiro, em montagem do Municipal de São Paulo - pode ser vista pelo YouTube:

http://www.youtube.com/watch?v=lOHQRjeWjRY&feature=player_embedded

Festat
January 17th, 2012, 04:28 AM
Você chegou a ver a ópera inteira, Alma? O que achou?

Imagino que seja baseada no livro homônimo do Fernando Morais, que virou um filme horroroso. Camila Morgado correndo pelos corredores enquanto grita "EU ESTOU GRÁVIDA DE LUIS CARLOS PRESTES E QUERO TER MEU FILHO NO BRASIL" é provavelmente uma das cenas mais constrangedoras do cinema brasileiro. Espero que tenha dado um libreto melhor.

Luiz Gazzola (Almaviva)
January 17th, 2012, 05:39 AM
Não, ainda não tive tempo de ver. Ando tão ocupado com o site... Faz tempo que não consigo ver opera, o que é um problema grave para mim, eu sinto falta. Antes de começar o site eu via ao menos quatro operas por semana... às vezes sete... agora caiu para uma a cada duas semanas na melhor das hipóteses.

Luiz Gazzola (Almaviva)
January 22nd, 2012, 06:50 AM
Hoje (domingo) mais tarde, Opera Lively vai entrevistar of tenor brasileiro Fernando Portari, atualmente desempenhando o papel de Pinkerton na produção de Madama Butterfly da Opera Carolina, em Charlotte, North Carolina, USA. Aguardem! A entrevista será publica em português aqui nesse fôro (e também em tradução para o inglês na página Home do site).

Festat
January 22nd, 2012, 11:45 PM
Esperando ansiosamente! :D

Luiz Gazzola (Almaviva)
January 23rd, 2012, 02:09 AM
Foi publicada em ingles a parte da entrevista que diz respeito à atuação do senhor Fernando Portinari em Madama Butterfly:

http://operalively.com/forums/content.php/288-Puccini-Madama-Butterfly-at-Opera-Carolina-in-Charlotte-NC-USA

Conversamos com ele por mais de uma hora, e a parte publicada em inglês é apenas uma fração da entrevista, que focalizou a história, atualidade, e tendências da ópera no Brasil - fascinante!

Transcrever uma entrevista tão longa toma tempo, e depois de um dia exaustivo de viagens e trabalho no site, estou encerrando o expediente. A parte da entrevista sobre ópera no Brasil terá que esperar, talvez só saia no próximo fim de semana pois o trabalho de transcrever e editar uma entrevista de uma hora de duração necessita de cerca de seis horas de trabalho, difícil de fazer durante a semana. Então, continuem aguardando pois é muito interessante!

Festat
January 3rd, 2013, 01:36 PM
Deu hoje no Estado, a direção artística do Theatro Municipal de São Paulo retorna ao nosso intempestivo John Neschling em 2013.

Luiz Gazzola (Almaviva)
January 3rd, 2013, 05:44 PM
Deu hoje no Estado, a direção artística do Theatro Municipal de São Paulo retorna ao nosso intempestivo John Neschling em 2013.

Theatro?? (kkkk) Intempestivo, como? O que esse senhor aprontou, no passado?

Festat
January 4th, 2013, 05:04 AM
Theatro, haha, ele foi batizado antes da reforma ortográfica que acabaria com o H em theatro ou pharmácia.

Digamos que ele não aprontou nada, aprontaram com ele.

Em 2007, ele entrou em atrito com o então eleito governador de São Paulo, José Serra, quando caiu na rede um vídeo privado em que ele chamava o excelentíssimo de "menino mimado". Pouco depois, foi demitido sob alegação de que exigia salários exorbitantes (???) — prova de que "menino mimado" foi um grande understatement. Neschling processou a direção da OSESP e ganhou (http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u650829.shtml).

Em 2013 a prefeitura de SP, feliz e finalmente, saiu das mãos tucanas e foi possível que o maestro retornasse.

Festat
February 24th, 2013, 10:30 PM
Tempoarada 2013 do Theatro Municipal de São Paulo:

R. Waters: Ça Ira
I. Stravinsky: The Rake’s progress
G. Verdi: Aida
W. A. Mozart: Don Giovanni
P. Mascagni: Cavalleria Rusticana | A. F. Braga: Jupyra
R. Wagner: O ouro do Reno
G. Puccini: La bohème

Luiz Gazzola (Almaviva)
February 25th, 2013, 03:28 AM
Tempoarada 2013 do Theatro Municipal de São Paulo:

R. Waters: Ça Ira
I. Stravinsky: The Rake’s progress
G. Verdi: Aida
W. A. Mozart: Don Giovanni
P. Mascagni: Cavalleria Rusticana | A. F. Braga: Jupyra
R. Wagner: O ouro do Reno
G. Puccini: La bohème

Legal, uma estação balanceada, pois há Verdi e Wagner para os bicentenários, há uma ópera brasileira, uma contemporânea, e algumas perenial favoritas. O que está faltando, é Britten. Ninguém pensou em celebrar o centenário de Britten? Está o Teatro Municipal do Rio fazendo alguma coisa a respeito?

Festat
November 22nd, 2013, 12:43 AM
Temporada 2014 do Theatro Municipal de São Paulo:

G. Verdi: Il trovatore | John Neschling
G. Verdi: Falstaff | John Neschling
G. Bizet: Carmen | Ramón Tebar
W. A. Mozart: Così fan tutte | Rinaldo Alessandrini (AGORA VAI!)
R. Strauss: Salomé | John Neschling
G. Puccini: La bohème | Jamil Maluf (DE NOVO?)
P. Mascagni: Cavalleria Rusticana (de novo?) / R. Leoncavallo: I pagliacci | Ira Levin
G. Puccini: Tosca | John Neschling

Encaretamos, não?

Luiz Gazzola (Almaviva)
November 22nd, 2013, 06:48 AM
Temporada 2014 do Theatro Municipal de São Paulo:

G. Verdi: Il trovatore | John Neschling
G. Verdi: Falstaff | John Neschling
G. Bizet: Carmen | Ramón Tebar
W. A. Mozart: Così fan tutte | Rinaldo Alessandrini (AGORA VAI!)
R. Strauss: Salomé | John Neschling
G. Puccini: La bohème | Jamil Maluf (DE NOVO?)
P. Mascagni: Cavalleria Rusticana (de novo?) / R. Leoncavallo: I pagliacci | Ira Levin
G. Puccini: Tosca | John Neschling

Encaretamos, não?

Totalmente. Temporadas passadas tinham muito mais imaginação. A única ópera um pouco diferente aí, é Salome. O que se passa, algo a ver com nova diretoria ou algo assim?

Festat
November 23rd, 2013, 05:30 PM
Provavelmente, em alguma medida.
Pra 2015, John Neschling anunciou estréia de ópera inédita do Francis Hime, o que já é um avanço em relação a essa temporada.

Luiz Gazzola (Almaviva)
November 23rd, 2013, 11:37 PM
Provavelmente, em alguma medida.
Pra 2015, John Neschling anunciou estréia de ópera inédita do Francis Hime, o que já é um avanço em relação a essa temporada.

O Francis Hime está compondo ópera? Que legal! É ópera mesmo, ou um musical como a Ópera do Malandro, do Chico Buarque?

Festat
November 24th, 2013, 12:22 AM
Não faço ideia, Alma. Também fiquei bastante surpreso, a coisa mais recente que ouvi do Francis Hime foi um samba delicioso no disco novo da Alcione.